- Em Solidariedade ao Presidente Lula: O Apoio do IFFD à Reavaliação das Metas FiscaisPrezado Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Nós, do Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento (IFFD), constituímos uma coletividade de economistas, acadêmicos e especialistas em economia e orçamento público, atuando não só no Brasil, mas em diversos outros países. …
- Nota Pública n. 1 – Em Defesa de um Regime de Planejamento FiscalO Estado desempenha um papel importante na organização da economia, fornecendo bens públicos, regulando atividades do setor privado e promovendo o bom funcionamento da economia. Restrições fiscais estabelecidas com base em princípios privados são ineficientes, têm graves consequências para o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental e reduzem o caráter democrático da gestão orçamentária, enquanto os instrumentos de planejamento e orçamento o ampliam.
- Policy Note n. 5 – O impacto de mudanças salariais na dívida pública do paísA agenda econômica deste início de Governo Lula 3 parece estar dívidida entre conciliar os interesses dos trabalhadores brasileiros e do mercado financeiro. Se de um lado o Governo almeja conceder crescimento salarial robusto para o primeiro grupo, por outro, o ministro Haddad se preocupa em anunciar planos econômicos que prometem aumentar a arrecadação para atender a vontade do mercado financeiro de reduzir o tamanho da dívida pública doméstica. Esta nota aponta que ambos objetivos podem ser conciliados. Por meio de um modelo consistente em fluxos e estoques (Stock-Flow Consistent, SFC na sigla em inglês) amplamente aceito na literatura acadêmica buscamos fazer simulações computacionais sobre a trajetória da dívida pública doméstica sobre o PIB em casos de aumento e redução salariais. Em contraste com os argumentos obscuros e subjetivos do mercado financeiro, este método utilizado tem a contribuição de explicitar os mecânismos de transmissão pelos quais os efeitos verificados se manifestam.